sábado, 20 de fevereiro de 2016

ARGENTINA, BRASIL, ASEAN e o MERCOSUL

ASEAN (associação dos países da Ásia do Sul - China, Japão, Índia e Coreia do Sul são os principais atores)

Argentina e Brasil são os principais parceiros e atores do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), criado em 1991. Mas já vem um bom tempo que este bloco econômico não vem impulsionando as relações comerciais entre os países-membros.

A expansão da China, embora um pouco mais lenta no momento, fez aumentar muito as exportações da Argentina para o sudeste Asiático. Em contrapartida, a retração econômica brasileira fez diminuir as exportações argentinas para o MERCOSUL em cerca de 20%.

Na Argentina, a eleição presidencial do Maurício Macri, representante da direita de commodities (trigo, soja, petróleo) deve enterrar de vez o projeto de integração dos mercados e dos povos da América do Sul.









quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

CINGAPURA NA GEOPOLÍTICA DO PACÍFICO!!

Um país de 719 kmpode ser o grande responsável por aproximar as grandes potências que cercam o sul Oceano Pacífico: Japão, China e Índia.

Japão e Índia tem aproximado asin redes de comunicações entre as suas Marinhas para combater atos de pirataria no Mar do Sul da China (que não é exclusivamente chinês). Essa aproximação favorece a presença dos EUA na área, que é parceira destes dos países.

E Cingapura? Este pequeno país ao sul da Malásia é um grande promotor da ideia da livre navegação no sul do Pacífico - ideia defendida pelos EUA  e seus parceiros. E tem, por isso, aumentado as relações comerciais com Índia e Japão.

A grande importância de Cingapura são seus laços culturais e comerciais com a China. Mas a sua moeda é o dólar. Assim, aproximando Japão e Índia através da ASEAN (bloco econômico e político que reúne os países do sul da Ásia), Cingapura pode aproximar EUA e China, que são hoje as duas maiores potências mundiais.

Tamanho territorial nem sempre é documento!