segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
Qual é a diferença entre o vestibular e o ENEM?
O VESTIBULAR está com os dias contados. Pra ontem? Também nem tanto, mas vai acabar!
Por exemplo, a última universidade federal criada no Rio Grande do Sul (a antiga FFFCMPA, que era ligada a UFRGS e atual UFCMPA) e hoje é voltada para a área da saúde, tem o seu sistema de ingresso totalmente voltado para o ENEM.
O VESTIBULAR não tem como problema apenas o fato de ser uma decoreba. Ele também desloca uma grande quantidade de energia e de recursos da Universidade. Quem prepara as questões para o vestibular da UFRGS? Os próprios professores, que não recebem a mais por isso e nem tem tempo disponível para pensar sobre o que os alunos estão aprendendo ou deixando de aprender, não tem tempo para desenvolver questões interdisciplinares com profissionais de outras áreas. Ou seja, as questões de VESTIBULAR se limitam à pesquisa que os professores realizam nas suas áreas. E elas não são voltadas para o ensino, são voltadas para a ciência, para a produtividade, enfim, para o Estado.
O ENEM veio para mudar este quadro, inclusive, pelo reconhecimento internacional que ele tem, onde, as questões buscam trabalhar o lado cognitivo dos alunos, trabalhar a interpretação e a resolução de situações-problema. Reconhecimento internacional porque o Brasil, na Conferência de Jomtien, Taiândia, 1990, assinou acordo com a ONU (Unicef) onde se comprometia a universalizar o acesso a educação e a buscar a equidade. O programa do ENEM está nas gavetas do governo desde então, mas só a partir de 2003 ganhou força parlamentar suficiente para ser aplicado. E vejam quanta polêmica gerou e ainda gera.
Daqui pra frente ele que deve tomar as rédeas da educação no país. Até então, o vestibular da federal de cada estado é quem dava as diretrizes dos Ensinos Médios. E o vestibular mãe, que a maioria das Universidade Federais seguia - inclusive a UFRGS - , era o da USP (Fuvest).
Hoje, muitas escolas estão modificando seu currículo para adaptá-lo ao ENEM.
Ainda bem. O ENEM é muito mais inteligente, mais bem elaborado e mais democrático. É bem menos provável de os alunos zerarem a prova, mas gabaritar é muito mais difícil pois exige muitas habilidades e um apmlo conhecimento. A dica é
ESTUDEM PARA O ENEM!!!!
Assinar:
Postagens (Atom)